Luizinho Calixto, nasceu na cidade de Campina Grande na Paraíba no ano de 1956. Vem de uma família de instrumentistas da sanfona de 8 baixos. Tudo começou com Seu Dideus, o pai de quatro sanfoneiros, o primeiro deles é Zé Calixto, depois Bastinho Calixto, João Calixto, e o caçula Luizinho Calixto, que começou a tocar sanfona de 8 baixos com 10 anos de idade.
Nos países da Europa, existem 9 modelos de afinação deste instrumento, por lá conhecido como Diatônico, muito diferente do sistema de afinação que se toca aqui no Brasil, é bom lembrar que a afinação da sanfona de 8 baixos mais usada no nordeste do Brasil é bem mais difícil do que os 9 modelos de Diatônicos da Europa, é também uma afinação desconhecida pela grande maioria da população mundial, e até em alguns dos estados do Brasil. Torna-se mais difícil porque não se tem conhecimento de existência de Escola em parte nenhuma do mundo e, é um instrumento que não obedece escala musical. Luizinho é tido como um dos melhores do Brasil na atualidade.
Na sanfona de 8 baixos, quando uma nota é pressionada e abre-se o fole, é emitido um tom, mantendo a mesma nota pressionada fechando o fole, é emitido outro tom. Uma particularidade do instrumentista Luizinho Calixto é que ele canta e acompanha-se muito bem.
Luizinho residiu 06 anos no Rio, depois, retornou a sua terra natal, a cidade de Campina Grande na Paraíba. De lá, para Fortaleza (CE), onde reside desde 1982, casou-se em 1983 e teve dois filhos. Thiago, nascido em 1984 e Larissa, nascida em 1988. Ao todos são 11 discos gravados entre vinil e cds. Aqui Luizinho teve oportunidades muito valiosas, participou do filme de Florinda Bolkan “EU NÃO CONHECIA TURURÚ”, também já foi várias vezes a Europa, mostrou sua arte em várias cidades de PORTUGAL, ESPANHA e FRANÇA, também em Buenos Ayres e Córdoba na ARGENTINA em em Cabo Verde, na ÁFRICA. Tudo isso através da secretaria de Turismo do Ceará. Luizinho Calixto tem sucessos gravados por Beto Barbosa, Dominguinhos, Zé Calixto, Bastinho Calixto, Magno, e outros.
Luizinho toca alguns ritmos que nunca haviam sido tocados antes, por um sanfoneiro de 08 Baixos. Por exemplo, tango, bolero, valsa, bossa nova, além de xotes, forrós, frevos, sambas baiões, chorinho e marchinhas juninas. Luizinho hoje se apresenta com um regional, ou com uma banda, o regional é composto por sanfona de 08 baixos e voz,
Luizinho, também toca um pouco de acordeom de 120 baixos, violão e cavaquinho e também alguns dos instrumentos de percussão, como zabumba, pandeiro, triangulo, agogô e reco-reco. Luizinho é compositor e diretor musical, também nas horas vagas é desenhista e artista plástico.